LED Text Scroller

contasinfantis

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dewey


John Dewey (1922)é reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica do Pragmatismo, um pioneiro em psicologia funcional, e representante principal do movimento da educação progressiva norte-americana durante a primeira metade do século XX.
Como se pode ler em Democracy and Education Dewey tenta sintetizar, criticar e ampliar a filosofia da educação democrática contidas em Rousseau e Platão.Tal como Vygotsky (1934), concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social integrando os conceitos de sociedade e indivíduo.
Para ele o indivíduo somente passa a ser um conceito significante quando considerado parte inerente de sua sociedade – enquanto esta nenhum significado possui, se for considerada à parte, longe da participação de seus membros individuais.
Para Dewey era de vital importância que a educação não se restringisse ao ensino do conhecimento como algo acabado – mas o saber e a habilidade que o estudante adquire deverá ser integrado à sua vida como cidadão, pessoa e ser humano. Acreditava também que a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno.
Ao tornar-se um dos maiores pedagogos americanos, contribuiu intensamente para a divulgação dos princípios do que se chamou de Escola Nova. Entre outras, escreveu,
Meu credo Pedagógico, A escola e a criança, Democracia e educação.

Sem comentários: