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segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

As canções são um fortíssimo meio de aprendizagem

Integrados nas actividades de natal da disciplina de Inglês os alunos da turma do 5º C cantaram algumas canções, no Polivalente da escola. Esta animada actividade teve lugar durante o intervalo maior das aulas, no dia 15 de Dezembro e foi acompanhada pelas palmas de outras turmas que asistiam ao evento.
A música, no contexto do ensino da língua, não pode ser vista somente como uma maneira dos alunos se expressarem verbalmente e lingüisticamente, através da corporeidade e do ritmo, mas antes como uma maneira de proporcionar uma maior harmonização nas suas vidas e de lhes proporcionar bem estar e qualidade na aprendizagem. Reconhecer o uso da música como recurso pedagógico representa a expansão reflexiva de uma metodologia não convencional, mas embalada pelas emoções e movimentos. Esta contribui para desenvolver a segurança, tolerância, solidariedade, protecção contra estímulos violentos, inteligência emocional e inter-pessoal. Nas dinâmicas com a utilização de músicas em língua inglesa como a de extrair da letra destas, palavras ou expressões para estudos posteriores, deixar na letra original lacunas para os alunos preencherem, montar quebra-cabeças com a letra das mesmas, jogos, dentre outras incontáveis possibilidades como a dramatização das músicas, pintura ou montagem de painéis ou cartazes etc, tudo isso colabora para que o humanismo se expresse, se reafirme e se engrandeça. Quando os alunos têm a possibilidade de aliar o ensino da língua inglesa ao prazer, à arte, ao lúdico que provém da música e de sua expressividade eles obtêm a possibilidade de desenvolverem a expressão corporal e a arte, e a aprendizagem transforma - se em puro exercício de expressividade, exteriorização de sentimentos e emoções, e por conseguinte de leitura e interpretação da língua, da cultura inglesa e do mundo.
Propomos que os professores de língua inglesa analisem e reavaliem esta proposta e suas próprias metas de trabalho, para que estas sejam, se não reformuladas, pelo menos melhor adequadas à melhoria do ensino da língua inglesa, tão necessária no nosso país para baixarmos significativamente o insucesso escolar, nesta disciplina.

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