LED Text Scroller

contasinfantis

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

As canções são um fortíssimo meio de aprendizagem

Integrados nas actividades de natal da disciplina de Inglês os alunos da turma do 5º C cantaram algumas canções, no Polivalente da escola. Esta animada actividade teve lugar durante o intervalo maior das aulas, no dia 15 de Dezembro e foi acompanhada pelas palmas de outras turmas que asistiam ao evento.
A música, no contexto do ensino da língua, não pode ser vista somente como uma maneira dos alunos se expressarem verbalmente e lingüisticamente, através da corporeidade e do ritmo, mas antes como uma maneira de proporcionar uma maior harmonização nas suas vidas e de lhes proporcionar bem estar e qualidade na aprendizagem. Reconhecer o uso da música como recurso pedagógico representa a expansão reflexiva de uma metodologia não convencional, mas embalada pelas emoções e movimentos. Esta contribui para desenvolver a segurança, tolerância, solidariedade, protecção contra estímulos violentos, inteligência emocional e inter-pessoal. Nas dinâmicas com a utilização de músicas em língua inglesa como a de extrair da letra destas, palavras ou expressões para estudos posteriores, deixar na letra original lacunas para os alunos preencherem, montar quebra-cabeças com a letra das mesmas, jogos, dentre outras incontáveis possibilidades como a dramatização das músicas, pintura ou montagem de painéis ou cartazes etc, tudo isso colabora para que o humanismo se expresse, se reafirme e se engrandeça. Quando os alunos têm a possibilidade de aliar o ensino da língua inglesa ao prazer, à arte, ao lúdico que provém da música e de sua expressividade eles obtêm a possibilidade de desenvolverem a expressão corporal e a arte, e a aprendizagem transforma - se em puro exercício de expressividade, exteriorização de sentimentos e emoções, e por conseguinte de leitura e interpretação da língua, da cultura inglesa e do mundo.
Propomos que os professores de língua inglesa analisem e reavaliem esta proposta e suas próprias metas de trabalho, para que estas sejam, se não reformuladas, pelo menos melhor adequadas à melhoria do ensino da língua inglesa, tão necessária no nosso país para baixarmos significativamente o insucesso escolar, nesta disciplina.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

English is Fundamental - Let's talk about Christmas


Com o lema English is Fundamental _ Let's talk about Christmas - demos início a uma actividade de Natal que consistiu na apresentação aos pais do trabalho efectuado, durante o primeiro período, na disciplina de inglês. Depois da decoração da sala, da montagem da árvore de natal e do presépio os alunos leram poemas e fizeram um pequeno teatro que resultou num belo quadro final, como podem ver na fotografia.
No teatro participaram todos os alunos. Cada um construiu um pequeno quadro que continha uma pequena frase sobre o Natal. A junção das primeira letra de cada frase formava uma outra que dizia : Merry Christmas!
Narrator: A few days before Christmas, a group of friends get together and satart talking about this special celebration.

Child 1 - Christmas is about caring - C is for caring

Child 2: And never loosing hope - H is for hope

Child 3: Showing love and respect - R for respect

Child 4: Letting imagination fly - I for imagination

Child 5: Christmas is about sharing - S for sharing

Child 6: And always telling the truth -T for truth

Child 7: Meeting with family and friends - M for meeting

Child 8: Giving and receiving affection - A for affection

Child 9: And also lots of surprises. - S for surprises

No final todos levantam a sua letra e dizem: Merry Christmas!

Trabalho?! Bom, foram 7 horas seguidas a preparar tudo para que os pais fossem bem recebidos e os alunos pudessem desfrutar de uma pequena festa antes das merecidas férias de natal. Um lanche bem farto completou esta tarde animada.
Agora resta-nos desejar Bom Natal a todos os alunos e professores do 5ºF, da Escola Diogo Cão, 2007/8.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Trabalhar em Área de Projecto - Um prazer!


Construir Carros de Corrida com materiais da natureza.
Os objectivos de um qualquer Trabalho de Projecto serão proporcionar aos alunos a oportunidade de sintetizar o conhecimento das várias áreas do saber e aplicá-lo criticamente bem como criativamente às situações reais de vida.
Este processo, que capacita os alunos para a aquisição de competências como a colaboração entre pares, a comunicação e o trabalho independente, prepara-os para a aprendizagem ao longo da vida e para os desafios com que se confrontarão no futuro.
Sob o lema: Carros , Corridas e Prevenção Rodoviária realizámos, neste primeiro período de trabalho lectivo, várias investigações sobre as marcas de carros mais significativas, antigas e da actualidade, e construimos carros de corrida com materiais recuperados da natureza: canas, bolotas, cascas de castanhas etc.
O que vamos fazer no segundo período?
Querem mesmo saber?
Então continuem a visitar este blog!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dewey


John Dewey (1922)é reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica do Pragmatismo, um pioneiro em psicologia funcional, e representante principal do movimento da educação progressiva norte-americana durante a primeira metade do século XX.
Como se pode ler em Democracy and Education Dewey tenta sintetizar, criticar e ampliar a filosofia da educação democrática contidas em Rousseau e Platão.Tal como Vygotsky (1934), concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social integrando os conceitos de sociedade e indivíduo.
Para ele o indivíduo somente passa a ser um conceito significante quando considerado parte inerente de sua sociedade – enquanto esta nenhum significado possui, se for considerada à parte, longe da participação de seus membros individuais.
Para Dewey era de vital importância que a educação não se restringisse ao ensino do conhecimento como algo acabado – mas o saber e a habilidade que o estudante adquire deverá ser integrado à sua vida como cidadão, pessoa e ser humano. Acreditava também que a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno.
Ao tornar-se um dos maiores pedagogos americanos, contribuiu intensamente para a divulgação dos princípios do que se chamou de Escola Nova. Entre outras, escreveu,
Meu credo Pedagógico, A escola e a criança, Democracia e educação.